18 de março de 2015
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (16), o edital do Programa de Extensão Universitária (Proext) de 2016. Trata-se de um recurso por meio do qual são desenvolvidos programas e projetos que contribuem para a formação dos estudantes, a inclusão social, a implementação de políticas públicas e o fortalecimento da extensão universitária.
Nesta edição, serão oferecidas 20 linhas temáticas: Educação; Cultura e Arte; Pesca e Aquicultura; Promoção da Saúde; Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Rural; Redução das Desigualdades Sociais e Combate à Extrema Pobreza; Geração de Trabalho e Renda por meio do Apoio e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários; Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro; Direitos Humanos; Promoção da Igualdade Racial; Mulheres e Relações de Gênero; Esporte e Lazer; Comunicação; Desenvolvimento Regional: Inclusão Produtiva, Defesa Civil e Acesso à Água; Justiça e Direito do Indivíduo Privado de Liberdade; Ciência, Tecnologia e Inovação para a Inclusão Social; Meio Ambiente e Recursos Naturais; Relação entre o Estado e a Sociedade, Promoção da Participação Social e Políticas para a Juventude e Modernização da Gestão Pública.
Cada Instituição de Ensino Superior (IES) poderá submeter até dois projetos e dois programas de extensão por linha temática, com a exceção de Desenvolvimento Rural, que pode conter até três projetos – sendo um exclusivamente para Estágios Interdisciplinares de Vivência (EIV).
Aqueles que quiserem obter mais detalhes sobre o Proext 2016 devem acessar o edital disponível no site da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFV. Os professores interessados devem manifestar interesse até 25 de março, por meio do preenchimento do formulário disponibilizado na internet.
Vale destacar que a vigência do edital vai até as 23h59 do dia 30 de abril. Outras informações ou esclarecimento de dúvidas podem ser obtidos pelo e-mail nape@ufv.br e pelos telefones 3899-2587 e 3899-4861.