Em julho, Projeção Virtual apresenta uma série de matérias sobre Popularização da Ciência

6 de julho de 2017

A Universidade Federal de Viçosa é referência em pesquisa e produção de ciência dentro e fora do Brasil. Só até a metade deste ano, mais de 320 textos científicos de pesquisadores da UFV foram publicados, segundo a plataforma Integra. Porém, estes artigos e pesquisas costumam ser escritos em linguagem acadêmica, inacessível a boa parte da população. Mas como fazer com que os trabalhos feitos na universidade ultrapassem o limites das quatro pilastras e transformem a sociedade?

O primeiro meio interessante para isso é a Divulgação Científica, que consiste numa espécie de tradução da linguagem científica/acadêmica para um meio mais popular e abrangente, tentando simplificar conceitos e noticiando novidades e descobertas importantes. Ela se torna bastante importante porque fornece curiosidades sobre o mundo, desperta interesse pelo meio dos pesquisadores e laboratórios e pode ajudar a sociedade a entender diversos aspectos de sua vida.

Recentemente, por exemplo, jornalistas da Diretoria de Comunicação Institucional da UFV (DCI) produziram uma matéria sobre a confirmação da tradição do uso da planta Quina do Mato como medicamento para problemas digestivos e de pele. Este texto se torna um trabalho de Divulgação Científica quando desmistifica e descomplexifica a pesquisa, fazendo com que tanto o processo quanto os resultados sejam entendidos pela maioria das pessoas.

Outra forma de transformar os resultados dos laboratórios em algo mais próximo da população é a Popularização da Ciência. Muito ligada à Extensão Universitária, esta prática envolve não a tradução de um conhecimento, mas na elaboração e aplicação das técnicas científicas na vida das pessoas. É uma forma de aproximar não somente a linguagem, mas também a própria ciência. Isto envolve uma nova concepção de museus, por exemplo, onde o público é convidado a tocar nos objetos e realizar experimentos junto da equipe.

Além disso, os pesquisadores saem da Universidade, encontram a realidade e também aprendem com ela, pois a comunidade também tem seu saber popular, que pode mostrar caminhos e inspirá-los.

Desta maneira, a Popularização da Ciência mexe com a participação popular e dialoga diretamente com diferentes camadas e movimentos da sociedade. Enquanto a Divulgação Científica busca produzir mídias mais compreensíveis, o objetivo da Popularização da Ciência é mais voltado para a transformação social direta.

Durante este mês, o Projeção Virtual irá produzir uma série de reportagens sobre Popularização da Ciência. Você vai conhecer os trabalhos de museus e espaços de ciência da UFV, saber mais sobre a Troca de Saberes que acontece paralela à Semana do Fazendeiro e se inteirar de projetos de extensão que promovem mudanças na comunidade quando popularizam a ciência. Acompanhe!

Na Sala Mendeleev, um dos espaços de ciência que serão apresentados no Projeção Virtual em julho, os elementos da tabela periódica são aproximados do público de forma lúdica.