PEC lança edital de seleção de estudantes da UFV para o Projeto Rondon – Operações Amapá mais forte e Rondon das Gerais

27 de setembro de 2021

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) informa que as inscrições para participação de estudantes nas Operações “Rondon das Gerais” e “Amapá Mais Forte” do Projeto Rondon estarão abertas entre os dias 04 a 08 de outubro de 2021. Serão selecionados 20 estudantes para compor duas equipes: Amapá Mais Forte – 8 (oito) titulares e 2 (dois) reservas, e Rondon das Gerais –  8 (oito) titulares e 2 (dois) reservas.

A Operação Rondon das Gerais ocorrerá no período de 27 de janeiro a 13 de Fevereiro de 2022 no município de Ibiaí (MG) e a Operação Amapá Mais Forte ocorrerá no período de 3 a 20 de fevereiro de 2022 no município de Itaubal (AP), desenvolvendo ações do Conjunto A que abrangem as seguintes áreas temáticas: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.

Para participar, entre outros requisitos, o estudante deve: (1) estar regularmente matriculado em um curso de graduação da UFV; (2) ter cursado pelo menos a metade dos períodos previstos para o curso de graduação; (3) ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 60% e; (4) participar do III Fórum Projeto Rondon da UFV que será realizado remotamente no dia 04/10/2021 às 18 horas (é necessário realizar a inscrição no evento).

Os estudantes  interessados deverão participar do processo seletivo de acordo o edital disponível na página da PEC em (https://pec.ufv.br/?page_id=5272).

Outras informações podem ser obtidas no Núcleo de Apoio a Programas e Projetos de Extensão (NAPE), por meio do e-mail nape@ufv.br ou pelo telefone ou WhatsApp institucional (31) 3612-2028.

O que é o Projeto Rondon?

O Rondon é um projeto coordenado pelo Ministério da Defesa que visa a integração social, envolvendo a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções para os problemas de comunidades carentes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável destas e ampliando o bem-estar da população.

Dentre seus objetivos estão: contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional por meio de ações participativas sobre a realidade do país, e consolidar o sentido de responsabilidade social e coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais. Além disso, busca estimular no estudante a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

Para mais informações sobre o Projeto Rondon, acesse o site do Ministério da Defesa, Governo Federal, Brasil.